Sempre utilizei software livre e busquei contribuir com as comunidades o máximo que possível… seja palestrando sobre algum assunto do qual me interessei no momento e achei oportuno dividir o conhecimento, ou escrevendo posts no meu blog pessoal a respeito de algum problema que custei a resolver e achei melhor tomar nota para referência futura.

As vezes, até aquele seu pequeno programinha, feito para resolver um determinado problema no seu dia, é uma baita ajuda para outra pessoa, e isso é muito motivador.

Certe vez, trabalhando junto a uma equipe, no meio deu ma discussão acalorada por prazos e qualidade, alguém soltou uma frase que me marcou: “Não nasci para trabalhar de graça”, - admito que aquele momento fez perder toda a admiração que eu tinha pela pessoa, como profissional. Este é um pensamento errado. Ninguém trabalha de graça, e escrever software livre ou de código aberto não é trabalhar de graça.

Quando você contribui, seja com um software, uma documentação, o que for, você não está trabalhando de graça, você está retribuindo o que recebeu. Não somente para quem compartilhou, mas para toda uma comunidade a sua volta.

Gosto muito de usar como exemplo, o PHP. Imagine você, se em 1995, Rasmus Lerdorf não compartilhasse seu código-fonte? Ou se Linus Torvalds não fizesse o mesmo com o Linux em 1991?

Onde você estaria agora? Com o que estaria trabalhando? Eu sinceramente, não sei responder essas duas perguntas.

Mas agora me deixe fazer outra pergunta: como você retribui a isso tudo? Sabe citar alguma?

Acredite, contribuir não é tão difícil assim. E você pode fazê-lo das mais diversas formas:

  • dando palestras para ajudar a disseminar conhecimento
  • publicando textos (que tal ativar aquele tão sonhado blog?!?) para ajudar as pessoas que tiveram a mesma dificuldade que você
  • escrevendo e compartilhando um pequeno trecho de código, seja como um módulo, um gist, qualquer coisa
  • ajudando na documentação
  • contribuições financeiras para algum projeto
  • comparecendo a eventos

Enfim, você tem infinitas - sério - possibilidades de poder contribuir com algo que te ajuda tanto no seu dia-a-dia, e não pense que está trabalhando de graça ou perdendo seu tempo, muito pelo contrário, você vai ver, que é gratificante ver que aquela pessoa não precisou ficar um mês escrevendo e testando códigos para fazer algo funcionar, ela simplesmente confiou no seu trabalho para solucionar um problema.

Vejo muitos que não compartilham sequer um trecho de código porque:

  • não acham que o mesmo está bom o suficiente
  • acham que não escrevem tão bem quanto os super stars da comunidade
  • egoísmo
  • apego exagerado ao próprio código

A lista de motivos motivos bobos é imensa, vai por mim.

Acho que os que falam isso, são os que realmente não entenderam o que é uma comunidade.

E você, entendeu?