Vou começar este post com uma pergunta e já uma resposta: você sabe o que movimenta uma comunidade? Pessoas!

O parágrafo acima parece - e é - óbvio, não é mesmo? Porém, na prática a coisa é muito diferente. A comunidade é composta sim, por pessoas que vêem o todo, que entendem que, participar de uma comunidade, não é perda de tempo, tão pouco querer fazer parte de panelinha, é networking, aprendizado, compartilhamento e muito mais. Participar de uma comunidade, é melhorar todo o eco sistema da profissão que você escolheu para sua vida. É um benefício que você faz para sua própria carreira, e os resultados são incalculáveis.

Sabe aquele problema que você está a um tempão tentando resolver e não consegue? A solução dele talvez possa ser encontrada num Meetup, trocando idéias com quem é tão apaixonado quanto você por determinado assunto. Ou quem sabe naquela mini palestra, apresentada por aquele amigo seu, que você nem sabia que manjava dos paranauê daquilo que você tá se quebrando pra aprender e pode te dar dicas valiosíssimas. Fazer parte de uma comunidade é isso tudo e muito mais, acredite.

Quando você participa de uma comunidade, você faz também grandes amigos, e se enche de orgulho de descobrir que aquele p*** projeto, possui contribuições daquele cara que tá ali, perto de você, e o mais incrívle é que é como você, um cara normal. E ainda te dá dicas de como contribuir para o projeto também!

E aí, se animou a participar de uma comunidade? Existem muitas incríveis por aí, o PHPSC é somente uma delas. E todas estão com as portas abertas aguardando sua participação.

E você pode participar de várias formas, escrevendo um post, participando dos meetups, compartilhando código e etc, o único limite, é a imaginação.

Boa jornada!