Quando me mudei para Florianópolis (por volta de Julho de 2014), eu não tinha absolutamente nenhum amigo na cidade, foi nesse momento que resolvi ir ao um Meetup, e hoje conheço muitos profissionais que são meus amigos, mas esse esta longe de ser o principal benefício dos Meetups.

Boost no conhecimento

Um dos pontos mais legais de conversar com pessoas da mesma área é a velocidade no ganho de conhecimento. Mas você pode questionar, dizendo: Eu pesquiso no google ou eu compro livros.

Nenhum dos pontos citados é ineficaz, porém, a web tem muitas inverdades e você não cria uma opinião muito solida, fica com mais dúvidas em geral.

Sobre livro, é o melhor caminho, mas você poderá demorar um bom tempo até ter seus insights, e acabará muitas vezes lendo apenas livros-tutoriais.

Já em um Meetup, você pode encontrar pessoas que tenha experiência, e será um grande auxilio para você. Compartilhando links valiosos, título de livros de qualidade (que vale o tempo gasto) e com toda certeza, uma conversa enriquecedora.

Influência

A influência é muito presente em Meetups, seja o você como influenciado ou influenciador, em ambos os casos, há ganhadores.

Como influenciado, eu aprendi muito com conversas que desafiaram-me, e motivaram-me a ir além, pesquisar e extrair qualidade. É algo que você aprende a nunca deixar de lado.

Como influenciador, estou fazendo isso agora, mostrando minha experiência, e como você poderá absorve-lá e influenciar no futuro.

Somos influenciados e influenciamos o tempo todo, o importante é ser consciente, e buscar qualidade em ambos, sempre.

Você não precisa ser mestre para ensinar.

Oportunidade de trabalho

Mostre suas habilidades, compartilhe conhecimento com as pessoas que vão aos Meetups, seja em um talk ou conversas aleatórias.

O motivo para mostrar suas habilidades e perfil poderá ajudar você a encontrar uma oportunidade de trabalho com valores que estejam alinhados com os seus, e as pessoas presentes, possivelmente conhecerá sua competência (encare isso como o famoso QI).

Mostre proatividade.

Economia vs Economia

A maioria dos Meetups é organizada por comunidade para comunidade.

Até hoje nunca paguei para ir em um Meetup. Isso “soa” como conteúdo de baixa qualidade por não ser pago, sendo fator decisivo para não ir, pois não representa nenhum valor monetário.

Digamos que você se enquadre nesse ponto, analisando o que citei, sua economia de tempo, poderá ter um valor monetário maior, seja com evento pago, curso, livros-tutoriais… 

No fim das contas, não tratar um evento gratuito como valoroso pode lhe custar caro.

Conclusão

O foco dessa publicação é mostrar o valor dos Meetups, o por que participar, apoiar, divulgar.

Quem vai, sempre ganhará. Não se sabe o quanto você conhece ou os outros conhecem, mas dentro de um Meetup, isso gera muito conhecimento para ambos.

Quero destacar dois Meetups que sempre estou presente e ajudo como posso para ambos terem sucesso, e para todos ganharem. 

Um é o PHPSC, que estou ajudando para ter maior visibilidade e um grupo maior de pessoas ativas para auxiliar, mesmo que ache que não pode ajudar, vá.

Outro é o FloripaJS que já tem bastante gente ajudando uma turma bem ativa.

Espero que os pontos que levantei te auxilie.